O que é o piso radiante? Consiste na instalação, entre o solo e o revestimento, de um conjunto de tubos nos quais circula água a baixa temperatura.
Que componentes fazem parte do sistema? Além dos tubos e componentes complementares, faz ainda parte do sistema uma fonte de calor/frio, responsável pelo aquecimento/arrefecimento ambiente. Para o efeito, podem ser utilizadas bombas de calor, caldeiras a gás, caldeiras a gasóleo, recuperadores de calor, caldeiras a lenha e caldeiras a pellets.
Pode ser associado a uma fonte renovável? Sim, nos casos em que se pretende um impacto ambiental reduzido, é possível combinar o sistema radiante com energias renováveis, nomeadamente a geotermia e o solar térmico.
Quando é feita a instalação? A instalação desta tecnologia realiza-se na fase de construção ou reabilitação da obra.
Com que revestimentos é a tecnologia compatível? A tecnologia é compatível com vários tipos de revestimento, como madeira, cerâmica e alcatifa. A sua escolha dependerá do gosto estético, custo económico e arquitetura de cada espaço/edifício.
Em que tipo de imóvel pode ser utilizada? Esta solução pode ser utilizada tanto em novas construções como em reestruturações.