Tempo médio de leitura: 3 minutos

A rápida evolução científica e tecnológica está a mudar os edifícios. O novo paradigma de climatização e termorregulação remota vem aproximar cada vez mais o conforto térmico ao nível ideal, e um dos fatores mais fascinantes é o poder de proporcionar aos utilizadores mais tempo para o que realmente importa.

Uma das nossas grandes paixões é acompanhar a evolução dos nossos dias, disponibilizando a projetistas, instaladores e distribuidores soluções tecnológicas avançadas para empreendimentos de topo. É o caso do sistema Klimadomotic, que permite controlar via wi-fi a temperatura dos edifícios, em qualquer lugar.

Pronto para entrar no novo mundo da termorregulação?

Termorregulação o que é

1. Termorregulação dos edifícios com Klimadomotic – O que é?

O Klimadomotic é um sistema de regulação inteligente para gerir, de forma remota, o conforto térmico em ambientes interiores.

Permite controlar à distância a temperatura de cada divisão de um edifício, seja moradia, apartamento, escritório, hospital, ou escola, de forma a ser possível analisar todas as possibilidades de poupança energética. Trata-se de uma solução integrada no conceito “Casa Inteligente”, cada vez mais presente nos edifícios em Portugal.

Esta tecnologia encontra-se orientada para sistemas radiantes ou para radiadores, de forma a maximizar os benefícios destes sistemas.

Termorregulação como funciona

2. Termorregulação dos edifícios com Klimadomotic – Como funciona?

O sistema Klimadomotic tem, como elemento central, a unidade KD410, um componente touch screen que funciona na modalidade wireless. A sua interface é intuitiva para poder rapidamente visualizar, de forma gráfica, os dados de temperatura da casa, configurar os parâmetros de temperatura desejados para cada divisão e, ainda, configurar os horários de funcionamento.

Termorregulação monitor

Esta unidade encontra-se disponível em dois modelos distintos: um modelo para climatização radiante (Connect-Rad – KD410Y001) e um modelo para radiadores (Connect-TRV –KD410Y002).

2.1 Para climatização radiante (Connect-Rad – KD410Y001)

A unidade central referida anteriormente (KD410) controla as válvulas dos coletores de distribuição, atuando na regulação hidráulica do sistema radiante, a partir do módulo atuador Hydro. A ligação faz-se por ModBus, utilizando a tecnologia wireless LoRa para comunicar com os sensores de temperatura e humidade.

termorregulação climatização radiante

  • O módulo atuador da parte hidráulica da instalação (Hydro) comunica com o Display e controla as cabeças eletrotérmicas no coletor.
  • O coletor controla individualmente cada radiador / sistema radiante da casa.

2.2 Para radiadores (Connect-TRV – KD410Y002)

Neste caso, a unidade KD410 controla as cabeças termostáticas de cada radiador via wireless. A comunicação com este sistema faz-se por ligação LoRa e ZigBee.

termorregulação radiadores

  • A instalação é controlada pelo Display Connect-TRV, através do protocolo wireless ZigBee, sendo possível ajustar o funcionamento do radiador com base nas exigências estabelecidas.
  • Apresenta de forma permanente as informações sobre a temperatura e o estado da válvula, sendo por isso possível garantir o controlo através do display ou do smartphone.
  • Garante a eficiência e a poupança de energia da instalação.

Esta conetividade também se complementa com a app “Giacomini Connect”, disponível para computadores, smartphones e tablets, permitindo assim controlar a totalidade do sistema à distância, via Internet.

termorregulação vantagens

3. Termorregulação dos edifícios com Klimadomotic – Quais são as vantagens para os utilizadores dos edifícios?

A partir do momento em que o conforto térmico pode ser controlado e programado através do smartphone, abre-se um novo mundo de possibilidades no que diz respeito ao conforto, poupança energética e segurança.

O sistema Klimadomotic oferece um maior controlo ao utilizador, que passa a ser capaz de definir, ao mínimo detalhe, o funcionamento da climatização em qualquer momento, e em qualquer lugar.

Além disso, o conforto pode ser programado à medida de cada utilizador. É possível definir o conforto térmico de cada divisão de forma individual, de acordo com os horários de cada pessoa, adaptando assim a climatização à realidade, às necessidades e ao dia-a-dia de cada um.

Com estas medidas, obtém-se uma redução significativa dos gastos com o consumo energético, evitando a existência de picos de consumo. Isto representa uma poupança financeira considerável e uma maior sustentabilidade ambiental, cada vez mais importante e urgente nos dias de hoje.

Produtos associados

SUBSCREVER NEWSLETTER

Pedido de informações

Se tem alguma questão ou dúvida que gostava de ver respondida neste blog, por favor, indique neste formulário.

 Li e aceito os termos e condições da política de privacidade.