Tempo médio de leitura: 2 minutos
Em 2014, a Giacomini arrecadou em Portugal dois prémios de inovação, com duas ótimas soluções para a área da reabilitação: placas radiantes em gesso-cartonado com circuito hidráulico e pavimento radiante de baixo perfil – um sistema caracterizado não só pela sua reduzida espessura como também pela particularidade de não necessitar de argamassa na sua execução.
Um ano depois, em 2015, a Giacomini apresentou ao mercado mais uma inovadora, prática e flexível solução de pavimento radiante de baixo perfil, com a introdução da placa R979S, também conhecida como placa Spider – um sistema bastante menos oneroso que um sistema de pavimento radiante a seco.
Esta solução foi projetada para satisfazer a crescente necessidade de instalação de sistemas de pavimento radiante com espessuras muito reduzidas. Apresenta-se, por isso, como a solução perfeita para as necessidades de reabilitação e renovação.
A placa Spider caracteriza-se por uma estrutura tridimensional em polipropileno, fazendo lembrar uma teia que serve de guia, ao mesmo tempo que aprisiona o tubo durante a fase de instalação, não necessitando, por isso, de clips de fixação. A sua elevada resistência ao esmagamento facilita em muito o trabalho do instalador, pois este pode caminhar sobre a placa sem que esta se deforme. A rede tridimensional servirá ainda como elemento de reforço estrutural, conferindo uma elevada resistência à camada de enchimento, o que, em determinadas circunstancias, pode vir a corresponder a um aumento na ordem dos 40%.
A Spider permite a execução de um pavimento radiante com uma altura mínima de 25 mm. A instalação dos tubos é realizada com espaçamentos múltiplos de 5 cm e com um diâmetro de 16 a 18 mm, iguais aos tubos que são instalados num sistema tradicional de pavimento radiante. A configuração especial deste tipo de estrutura de pavimento traduz-se numa maior envolvência da tubagem na camada de argamassa que, associada à baixa espessura, reduz substancialmente a inércia térmica do sistema. Este facto permite-nos trabalhar com temperaturas de impulsão ligeiramente mais baixas e, consequentemente, obter uma importante poupança energética; ou seja, máximo conforto com o mínimo consumo de energia.
Versões
Existem três versões de placas Spider, cada uma com aplicações específicas:
- Placa R979S001 com base adesivada, o que permite colá-la diretamente à laje ou a um pavimento já existente. A placa tem uma altura total de 22 mm.
- Placa R979SY011 dotada de pinos, com um comprimento de 13 mm, para fixação da placa a um isolamento liso já existente. A placa tem uma altura de 22 mm, uma vez que os 13 mm dos pinos são absorvidos pela camada de isolamento.
- Placa R979SY021 já é fornecida com um isolamento de alta densidade com 6 mm de espessura, ideal para renovações. A placa possui uma altura total de 28 mm.
Principais vantagens do sistema Spider
- Reduzida espessura: pavimento radiante executado com apenas 25 mm.
- Baixa inércia térmica.
- Tubo com distribuição igual a um sistema tradicional.
- Elevada resistência mecânica.
- Não necessita de clips de fixação para o tubo.
- Sistema robusto de encaixe entre placas.
- Pode ser usado com autonivelante ou com argamassa tradicional.
O sistema Spider é claramente a solução ideal para utilização na reabilitação e remodelação de apartamentos e moradias, onde a altura disponível para a execução de pavimento radiante é limitada, podendo ser ainda aplicado em construções novas.
Visite aqui a página do Sistema Spider!
Deixe o seu comentário